Home » Adenium Obesum » Rosa do Deserto Plantada a Partir de Sementes Tem A Mesma Cor Que a Planta Mãe?

Na hora da Flor da Rosa do Deserto Desabrochar a cor é outra! E aí?

 

Rosa do Deserto Multicolorida

Adenium Obesum “Rosa do Deserto” Enxertada e MultiColorida

Sempre recebo perguntas dos nossos leitores a respeito das cores das Adenium Obesum “Rosa do Deserto”, uma das perguntas de maior incidência é sobre a cor da Adenium

1) Como tenho certeza da cor que terão as flores da minha Rosa do Deserto ?

Bom, a natureza é algo que a cada dia me surpreende, me encanta e prova que ela não é exata! O que quero dizer com isso? Bom, imaginemos os seguintes casos, considerando a polinização (Artificial) Manual.

Caso a: A semente é colhida de uma planta que sofreu polinização de duas plantas IGUAIS e estavam em uma estufa onde não houve polinização por insetos, abelhas, borboletas etc… a polinização foi induzida pelo ser humano através de técnicas mecânicas.
Resultado: Quase que 99% de certeza que a flor será igual a que já brotou nas plantas que a polinizaram.

Caso b: A semente é colhida de uma planta que sofreu polinização de duas plantas DISTINTAS e estavam em uma estufa ou ar livre onde houve polinização por insetos, abelhas, borboletas etc… e que também pode ter sido uma polinização foi induzida pelo ser humano através de técnicas mecânicas.Resultado: Quase

que 90% de certeza que a flor será igual a uma delas e ou o resultado da combinação entre elas.

Conclusão: Se você compra sementes de um fornecedor que cultiva a Adenium ao ar livre ela está propensa a lhe dar flores

de qualquer cor, inclusive dela mesmo. Mas, se você compra sementes de um produtor que cultiva a Adenium em Estufas e faz um rigido controle de insetos, e ainda registra as espécies participants da Polinização, então você tem 99% de chances de ter a cor da flor certa.

Como ter 100% de certeza?
R.: Compre a planta ja com flores, ou a planta que já teve uma florada, foi identificada pelo produtor e, claro, no ano seguinte ela produzirá a mesma cor das flores.



Plante Rosa do Deserto

Adenium Obesum “Rosa do Deserto” Com um Enxerto. Resultado: Uma cor.

Portanto: Se alguém garantir a cor da Adenium “Rosa do Deserto” procure saber sobre a procedência e a maneira como ela foi cultivada.

Por que 99% ? Porque a natureza não é uma ciência exata, e essa dúvida é algo que me encanta diariamente! Então o que fazer?

R.: Relaxeeeee !!!! Curta a cor que a sua Adenium apresentar. Se você quiser mais de uma cor faça um Enxerto (técnica que explico em outro post) ou faça você mesmo a polinização de suas Rosa do Deserto. A naturez é linda e sábia, nós usamos nossos conhecimentos para obtermos resultados próximos da extatidão, mas sempre respeitando a beleza do caminho natural que lea teima em seguir!

 

Gostou desse Conteúdo? Compartilhe !!!

Comente ou tire suas dúvidas via Facebook

Comentários

, , ,
SHARE WITH FRIENDS: