Home » Doenças e Pragas » Manchas nas Folhas da Rosa do Deserto – Adenium Obesum

Doenças Rosa do Deserto - Manchas na folhas das AdeniumManchas nas folhas da Rosa do Deserto – Adenium. O que Fazer?

Recebemos uma mensagem da nossa Leitora Daniela Hajjar da Cidade de Bebedouro São Paulo.

Ela nos enviou essas fotos onde mostram claramente que sua Rosa do Deserto está com alguma coisa errada.

Daniela, as Rosas do Deserto são plantas muito robustas, resistem ha condições como por exemplo falta de água por um bom tempo.

Essas manchas também podem ser um indício de ácaros. Dê uma olhada na parte debaixo das folhas, se perceber pequeninos (Minúsculos)  insetos andando então eles podem estar fazendo isto. Use Pirate ou outro inseticida a base de Piritoide.

Só para ter uma ideia da sua robustez nós enviamos mudas para todo o País onde elas vão sem nenhum substrato ou água, e resistem bravamente por mais de 20 dias. Porém elas não resistem ha pelo menos duas coisas essenciais:

1) Excesso de água: As Adenium não são plantas para serem molhadas como outras plantas que podemos ter em casa. Elas gostam sim de receber água, mas em quantidade adequada, ou seja, elas gostam de no máximo o substrato estar um pouco úmido, não mais que isso.

2) Falta de luz solar direta: As Rosas do Deserto “Adenium” Amam o sol!!! Não vivem nem florescem sem o nosso Astro Maior! Então, lembre-se que elas precisam de pelo menos 6 horas de sol por dia.

Isso quer dizer que você pode colocar elas em um local externo onde ocorra a incidência de luz solar direta ou em uma janela de vidro por exemplo, mas que ocorra o banho de sol por pelo menos 5 horas.

Uma dica legal para que sua Rosa do Deserto fique bem logo é trocar logo o substrato dela, uma vez que você me contou que não tem certeza do que ele é composto.

Além de trazer novos nutrientes e reforçar os que podem estar “pobres” você terá um substrato que terá a função de drenar a água caso voê exagere na dose.

Doenças Rosa do Deserto - Manchas na folhas das Adenium



 

Substrato:

40% areia grossa;

40% Humus de minhoca;

20% Carvao vegetal moído.

Brita fina ou pó de brita (O suficiente para dois dedos de altura no fundo do vaso.

Misture os itens acima com exceção da Brita ou Pó de Brita que de ser colocado no fundo do vaso. Depois de bem misturado os ingredientes coloque sobre a brita fina ou pó de brita o novo substrato e claro, coloque a planta e termine de cobrir, você pode aproveitar e levantar a Raiz da sua Rosa do Deserto par que fique aparente pelo menos mais uns 5 cm de raiz dando beleza e oportunidade a ela de crescer ainda mais.

Abraço e boa sorte com sua Rosa do Deserto. Daqui ha um mês ou dois quero uma foto dela para compararmos.

 

 

 

Gostou desse Conteúdo? Compartilhe !!!

Comente ou tire suas dúvidas via Facebook

Comentários

SHARE WITH FRIENDS: