Home » Pantando Rosa do Deserto » Como plantar e germinar Sementes de Rosa do Deserto

Plantar e germinar sementes de Adenium “Rosa do Deserto”

Plantar e germinar a Adenium “Rosa do Deserto” é muito fácil, não exige esforços e pode ser feito por qualquer pessoa com poucos centímetros de espaço. Pode ser feito em casa, no trabalho ou onde desejar, basta seguir algumas regrinhas.

1) As Sementes de Adenium Germinam muito bem nas temperaturas acima de 20°C e até 35°C;

2) Se não for plantar imediatamente suas ssementes de Rosa do Deserto mantenham elas no Saquinho Ziploc, dentro de  um pote escuro, herméticamente fechado na geladeira. O melhor lugar é na parte de baixo, onde geralmente guardamos os legumes. Na falta do pote escuro outra opção é também mante-las no saquinho Ziploc e enrolar em papel alumínio para evitar a entrada de ar e de umidade.

3) Evite locais quentes, abafados.

4) Quanto mais tempo levar para plantar mais provável é a diminuição do poder germinativo.

5) Após 6 meses guardadas (máximo 1 ano), você deve obrigatóriamente hidratar elas por 2 horas em água antes do plantio.

como germinar plantar sementes de rosa do deserto

Rosa do deserto Germinada

 

 

como germinar plantar sementes de rosa do deserto  Germinar plantar sementes de rosa do deserto

Existem várias maneiras de plantar as sementes:

1) Algumas pessoas simplesmente “deitam” as sementes em cima do substrato depois de terem deixado elas hidratarem em água por 2 horas.

2) Outras também hidratam as sementes e depois de “deitarem  literalmente” as sementes no substrato ainda colocam uma fina camada de Substrato e germinam elas a pelno sol.

3) Existem também os que germinam as sementes em algodão, obtém praticamente 100% de Germinação, mas, depois tem o árduo trabalho de retirarem as mudinhas do algodão sem danificá-las (o que geralmente acontece) para então passarem ao substrato.

4) Poderia citar aqui outros métodos, mas não vejo necessidade nisso agora.

Quem está certo, quem está errado? Ambos estão certos!

O importante para você é fazer de uma maneira que sinta-se seguro e, claro, obtenha bons resultados de Germinação.

Ao longo do tempo, e depois de passar por dificuldades, sucessos, insucessos, baixo aproveitamento e tudo o mais, desenvolvi meu método, e compartilho com vocês agora.

1) Fazer uma “Cama” de Substrato com alta função de drenagem;

2) Colocar uma segunda camada de substrato que dará nutrientes para as mudas – Ideal que na composição tenha 40% de ingrediente drenante. Eu utilizo areia como ingrediente drenante, os outros 60% são terra vegetal, compostagem, carvão entre outros;



3) Molhar essa camada de Substrato;

4) Deitar as sementes no substrato previamente umidecido, Molhar bem as sementes, cobrir com uma fina camada de substrato, molhar novamente;

5) Manter a umidade sem deixar encharcar e germinar a pleno sol ou embaixo de sombrite com bloqueio de até 50% da radiação solar (depende da época do ano).

Manter húmido o substrato onde as sementes foram colocadas é ponto chave na germinação (não encharcar). Eu mantenho úmido o substrato at’o 10 dia pós germinação, depois molho quando percebo que vai secar;

Germinar plantar sementes de rosa do deserto

 

Abaixo disponibilizo dois vídeos com o passo a passo para germinar sementes direto do nosso Canal no You Tube:

 

Video 1 – Para Iniciantes:

 

Video 1 – Para Quem já tem conhecimento e ou deseja plantar maior quantidade de sementes:

Gostou desse Conteúdo? Compartilhe !!!

Comente ou tire suas dúvidas via Facebook

Comentários

, , , ,
SHARE WITH FRIENDS: