Home » Caudex » 3 Técnicas para destacar o Caudex da Rosa do Deserto – Adenium Obesum

caudex rosa do deserto adenium obesumOlá Amantes das Plantas e em especial a Adenium “Rosa do Deserto” como sempre eu reúno as perguntas mais frequentes que recebo dos leitores do nosso Blog e procuro na medida que o tempo permite responder.

PERGUNTA:
Como faço para destacar as raízes “CAUDEX” da minha Rosa do Deserto?

COMENTÁRIOS:

Claro que as flores das Adenium – Rosa do Deserto são lindas, isso é indicutível, mas, temos que reconhecer que o CAUDEX (aquela parte Gorducha) na base das plantas inicialmente gerão surpresa, depois prende nossa atenção, gera admiração, dúvidas, e finalmente entendemos que o Caudex (caule) das Adenium são incrivelmente lindos, únicos e surpreendente em cada planta. Claro, existem várias técnicas para conduzir, manipular e até mesmo “intervenções cirugricas” para dar forma aos seus caules (trataremos disso no futuro). Então, aí vão dicas básicas e fáceis de fazer em casa para que você possa começar a dar destaque no Caudex das suas Rosas do Deserto.

Apresento Abaixo técnicas fáceis para você fazer em casa.

Idade da planta: A partir de 1(um) ano.

TÉCNICA 1:
Consiste em apenas acompanhar o crescimento da sua Adenium e a cada seis meses fazer a troca do vaso sempre colocando-a em um vaso maior do que ele está plantado no momento.


Rosa do Deserto destacar o caudex transplante

Usarei a planta da direita. Transplantarei a Rosa do Deserto para um vaso maior.

A cada troca de vaso você deve colocar em um vasso 3/4 de substrato (lembre-se que no fundo deve conter material que drene a água, como: Britas, pó de brita casca de coco picada etc…)  Quando você colocar a Adenium sobre o  material que drena e a terra, naturalmente ela ficará mais alta.

Rosa do Deserto destacar o caudex transplante Rosa do Deserto destacar o caudex transplante

Complete com terra e quando ela for recebendo a’gua ou o tempo for passando as raízes vão ficando “nuas” e aparentes. Claro, você pode tirar o excesso de terra das raizes para elas aparecerem mais rápido. Eu optei por deixar a terra cobrindo o caudex por mais alguns dias, pois está muito quente por aqui.
Lembrem-se: O crescimento da Adenium está ligado diretamente ao tamanho do vaso em que ela está plantada. Quanto maior o vaso maior ela ficará, e o inverso é verdadeiro.

Rosa do Deserto destacar o caudex transplante Rosa do Deserto destacar o caudex transplante



Percebam que no vaso da esquerda eu simplesmente tirei a Rosa do Deserto do outro vaso e coloquem por cima do substrato terra 3/4 existente no vaso. Na foto da direita você já ve a Adenium coberta com terra.

 

TÉCNICA 2:
Consiste em colocar um disco de plástico duro na base da Adenium quando do seu primeiro transplante. Lembrem-se de não colocar a Adenium diretamente em cima do disco, e sim colocar uma camada de substrato, fibra de coco ou britas sobre o disco e depois a Adenium.

Transplante de rosa do deserto destacar caudex

O disco pode ser feito de tampa de Potes de Sorvetes, Manteiga, Margarina entre outros, desde que o material seja rígido.

Ocorre que ao colocar o disco de plastico as raízes serão forçadas a irem para os lados e somente depois de sairem da circunferência do disco que descerão novamente buscando o fundo do vaso. Depois de uns seis meses você já pode fazer a troca de vaso por outro maior, e claro, pode colocar outro disco maior ou não. você decide!

Transplante de rosa do deserto destacar caudex

 

Técnica 3:
Obter o mesmo resultado da Técnica 2 só que usando pedras ou outro material rígido. Isso Mesmo! Você coloca pedras ou outro material rígido como por exemplo: Casca de Coco seco, pedacós de plástico, pedácos de cerâmica, pedácos de concreto médios embaixo da Adenium e claro, as razies irão buscar outro caminho do fundo do vaso, gerlamente pleos lados. Quando você for fazer a troca de vaso da Adenium para outro maior deverá ser observado o desenvolvimento das raízes e colocar mais pedras ou não dependendo do que você projeta para a planta em tremos de raízes.

No exemplo abaixo eu utilizei cascas de coco seco que havia quebrado para retirar a polpa do coco.
Transplante de rosa do deserto destacar caudex

Nós estamos em sempre constante busca por novas técnicas de plantio, cuidados e tutoramentos para nossas Adenium. Existem outros posts aqui no nosso Blog tratando desse assunto! inscreva-se no nosso Blog, Curta nossa Página no Facebook e fique sempre bem informado sobre como cuidar de sua Rosa do Deserto.

Gostou desse Conteúdo? Compartilhe !!!

Comente ou tire suas dúvidas via Facebook

Comentários

, , , ,
SHARE WITH FRIENDS: